Banco de Materiais Educativos sobre HansenÃase |
Tipo de Documento: |
Cartilha |
Localização FÃsica: |
 |
Autor(es): |
Dora M. Cypreste Elizabeth S. Madeira Maria da Penha A.A. da Silva Maria da Penha Z. D. da Silva Marilda V. Moreira Marizete A. Puppin |
TÃtulo: |
Saber HansenÃase |
Local: |
Vitória |
Estado: |
EspÃtiro Santo |
Região: |
Sudeste |
Editor: |
Secretaria de Estado da Saúde do EspÃrito Santo
Netherlands Leprosy Relief – NRL |
Data: |
2006 |
Web/E-mail: |
hanseniase@saude.es.gov.br |
Páginas: |
22 |
Descritores |
01 – Definição  Â
02 – Histórico  03 – Transmissão 04 – Sinais e Sintomas 06 – Classificação da doença 07 – Complicações 08 – Tratamento 09 – Dimensões sócioculturais 10 – Vigilância (Epidemiológica) 11 – Cura 12 – Serviços de Saúde Pública  |
escritores |
01- Agente Etiológico: “bacilo Mycobacterium Leprae, ou bacilo de Hansen”
 02 – Referência aos termos: Lepra, Morféia, Mal de Hansen e Mal de Lázaro 02 – Gerard Hansen 04 – Sinais Dermatológicos 04 – Sintomas Neurológicos 06 – Classificação Operacional: Multibacilar; Paucibacilar 07 – Incapacidades FÃsicas 07 – Deformidades 08 – Reabilitação 08 – PQT 09 – Preconceito 09 – Integração Social 09 – Isolamento social 10 – Exame de contatos 10 – BCG  |
Público: |
Profissionais da saúde e da educação |
Objetivo: |
Â
Divulgar informações sobre a hansenÃase Aumentar a detecção de casos Diminuir o preconceito relacionado a doença Orientar profissionais da saúde e educação para a realização de algumas ações de controle da hansenÃase |
RecursosVisuais: |
Na capa, há um desenho de uma educadora. No interior, há ilustrações que exemplificam a história do material (professora com alunos, criança com hansenÃase, familiares, profissionais de saúde); fotografias de cartelas de medicamentos e de partes do corpo humano (face, orelha, costas, braço, nádegas) com sinais da doença. |
Descrição Detalhada: |
Inicia com um texto introdutório apresentando o objetivo do material, para quem se destina, a prevalência de casos no Brasil e no EspÃrito Santo. Apresenta uma pequena história onde uma professora da 5°série observa que uma de suas alunas aparece com uma mancha na pele. A professora então vai ao posto de saúde a fim de obter informações sobre o que poderia ser aquela mancha. Após receber informações sobre hansenÃase no posto, a professora procurou a famÃlia da aluna e a levou para uma consulta. A doença foi diagnosticada na menina e posteriormente em seu pai. Ambos fizeram o tratamento e foram curados. A professora, após o fato, tornou-se uma multiplicadora de informações sobre saúde em sua comunidade. Temas abordados: Define que a hansenÃase que causada por um bacilo, que atinge a pele e os nervos. Esse bacilo foi descoberto pelo cientista Amauer G. Hansen. Narra um breve histórico da doença esclarecendo que essa doença também é conhecida por lepra. Descreve quando foi resgistrado os primeiros casos da doença no Brasil e sintetiza as medidas de controle tomada pelo Estado ao longo dos anos. Explica que hansenÃase se apresenta através dos sinas e sintomas dermato-neurológicos: manchas na pele com perda de sensibilidade ao calor, ao toque ou a dor, estas manchas não coçam, são esbranquiçadas, avermelhadas ou cor de cobre, aparecem em qualquer parte do corpo, caroços avermelhados ou cor de cobre, formigamentos, dor nos nervos e perda de força nos músculos. Explica que a transmissão ocorre pelas vias aéras superiores (boca e nariz), pelo contato direto e prolongado com a pessoa doente, sem tratamento, esclrecendo que o tempo de manifestação da doença vaira entre 2 a 7 anos e que a maioria da população tem resitência ao bacilo. Informa que o tratamento é realizado no serviço de saúde, gratuitamente, dura de 6 a 12 meses, que compreende: fornecimento de medicamento, tratamento das compliações durente e após o tratamento, exames dos contatos, prevenção de incapacidades fÃsicas e sociais, reabilitação fÃsica e social, se necessário. Explica que hoje vive-se uma nova realidade em relação a doença, por isso, é importante não ter preconceito voltado para os portadores da doença.  |
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